Postado por Cibele Vichinsky Takayama em 3/1/2011.
Contextualização
A criação de um ambiente propício às compras é um elemento de grande importância para a otimização das percepções de valor e preço.
Nas palavras de Gade (1998, p,252),
as características da loja, os locais de disposição de produtos, o número e altura de balcões e gôndolas, o chão, as paredes, o ar condicionado e a música ambiente, todos contribuem para que ao andar pela loja o consumidor se sinta tentado a comprar.
Os estudos de Gade (1998) mencionam que as compras não-planejadas e impulsivas representam, em geral, 30% dentre todo o processo de decisão de compra.
Dessa forma, vale ressaltar a grande importância do planejamento de um cenário adequado para acolher os clientes e obter sucesso nas vendas.
E não só o cenário é um componente essencial na ampliação de valor, mas contextualizar o ambiente é uma fórmula de sucesso garantido.
Para os admiradores da vida marinha, comer lagosta em um restaurante comum pode não representar um caráter muito significativo. No entanto, jantar em um local construído em um cenário típico, que remete ao ambiente marítimo, cria uma experiência única ao cliente.
O valor do prato de lagosta é ampliado, e os altos custos monetários não limitam a opção de compra.
Para Longinotti-Buitoni (2000), os clientes precisam ansiar por uma experiência incrível e diferenciada.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor e da Propaganda. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1998.
LONGINOTTI-BUITONI, Gian Luigi. Vendendo Sonhos. 4a ed. São Paulo: Negócio, 2000.